22 formas de economizar no casamento

f832ccb6503d41b903da7d0ea716d798

Economizar + ter um lindo casamento. Essa pode perecer uma conta impossível de fechar na hora que colocamos tudo na ponta do lápis, não é mesmo? Mas, diferente do que muitas noivinhas pensam, é possível sim realizar um inesquecível casório economizando. Como? Confira nossas 22 dicas para casar sem entrar no vermelho.

1.Limite a lista de convidados

Essa, com certeza, é a principal dica. Afinal, quanto mais pessoas no casamento, maior será seu gasto com buffet, lembrancinhas e, praticamente, tudo que envolve o grande dia.

2.Aposte em flores da época

As flores são primordiais para dar um toque a mais de delicadeza e vida ao casamento. Mas dependendo da escolha dos noivos,  os gastos com esse item podem fugir do orçamento. Por isso, opte por flores da época. Elas costumam sair bem mais em conta.

dc55e94f91c36d3517b726b86cc0d1c0

3.Substitua as flores por folhagens

Outra forma de economizar é a troca de flores por folhagens, que pode ser bem legal e inteligente. Moderninho, o estilo fica mais requintado e ainda é possível encrementar dando mais textura e movimento ao adicionar sementes.

4.Opte por meses menos concorridos

Como já falamos por aqui, os meses de janeiro, junho, julho e agosto são os menos procurados para quem quer casar. Por isso, a chance de conseguir descontos com fornecedores é bem grande. Nós já fizemos um post específico com prós e contras de cada mês, confira aqui.

5.Evite marcar o casamento próximo ao Dia das Mães e Namorados e meses tradicionais

Nestas datas comemorativas o preço das flores aumenta bastante. Além disso, nos meses conhecidos tradicionalmente como das noivas – maio e agora setembro – os fornecedores são mais concorridos e, por isso, tudo fica mais caro. Vale lembrar que, no fim do ano, além de ser uma época difícil de reunir os parentes e amigos, as flores também costumam ter o preço mais salgado.

6.Troque o sábado por um dia da semana ou domingo

Dias da semana e domingos são menos procurados para festas, por isso os serviços tendem a ser mais baratos e é possível conseguir descontos de fornecedores com mais facilidade.

casamentoQuel&Dyck-27.Case durante o dia

Com a luz natural garantida, contratar iluminação pode ser um item reduzido ou, quem sabe, até dispensado.

8.Aproveite ambientes externos

Além de estarem super em alta, os casamentos ao ar livre, seja no campo ou na praia, farão com que você economize no quesito decoração. Quer coisa mais linda do que belezas naturais?! Temos lindas inspirações neste post aqui.

9.Faça a cerimônia religiosa e a recepção em um mesmo local

Escolher um único lugar para realizar o casamento, do início ao fim, não fará com que você precise gastar em dobro com alguns itens, como a decoração, por exemplo.

10. Planeje-se com antecedência

Ter mais tempo para trabalhar as ideias e procurar fornecedores, poderá render bons negócios. Além disso, o planejamento com antecedência também te dará a oportunidade de juntar mais dinheiro para investir no grande dia.

11. Compare preços

Claro que a qualidade não pode ser posta em cheque, mas antes de fechar com qualquer fornecedor,  compare os preços. Uma boa forma de pesquisar o melhor custo benefício é procurar saber com os amigos que já casaram.  Eles com certeza passaram por toda essa tensão pré-casamento e, provavelmente, conhecem um pouco do mercado.

0e872fc81acc3d27b9b1330f2176d0fd12.Opte por um bufê  finger food

Opções de jantares informais como comidinhas – porções de salgados, canapes, massas – estilo finger food, servidas em potinhos, pratos rústicos, forminhas e colherzinha, também estão em alta e podem gerar uma boa economia. Já que  bufê completo, com entradas, saladas, coquetéis e opções de carne, peixe e massa, não sai nada barato.

13.Faça planilhas

Detalhar orçamentos, itens e a porcentagem de investimento que farão em cada um deles é imprescindível para que os noivos organizem as despesas e  tenham controle do quanto e com o que estão gastando. Afinal, ninguém quer ter uma dor de cabeça extra por ter trocado os pés pelas mãos no grande dia, né?!

14.Contrate uma boa assessoria

Essa função virou peça chave para conseguir realizar o sonho de casar sem antes morrer de preocupação com todos os detalhes do grande dia. Só que antes de contratar uma assessoria, procure saber como funciona o trabalho dela. Bons assessores conheçam bem o mercado e, com isso, te ajudarão a fechar os melhores negócios para sua festa de acordo com o seu orçamento.

15.Procure por locais com infraestrutura completa

Contar com a sorte no dia do casamento é uma decisão muito ousada, mas ter que contratar geradores, toldos e demais itens necessários por fora para  caso precise recorrer ao plano B pode representar gastos bem grandes. Por isso, tente encontrar um local que te agrade e que tenha infraestrutura capaz de suportar imprevistos sem precisar realizar contratos extras. Aqui nós temos um post com dicas para a escolha do lugar perfeito, confira.

bc54e4711f60f7ef59518f0eaf64b94b16.Aposte no “faça você mesma”

O “do it yourself” virou aliado das noivinhas prendadas e econômicas. O mais legal dessa ideia é transformar itens considerados ‘inúteis’ em belas peças de decoração, lembrancinhas super fofas e, quem sabe, até quitutes. O negócio é busca referências e soltar a imaginação. Acredite, a economia é garantida!

17.Esqueça a lista de lembrancinhas muito elaboradas

Sandálias, chaveiros personalizados, porta-retratos… São lembrancinhas interessantes, mas costumam ser itens caros. Esqueça essa tradição de encher os convidados de mimos. Opte por algo mais simples e distribua fartamente bem-casados.

18.Faça um bolo fake

O bolo de verdade pode ser uma delícia, mas, com certeza, será bem mais caro. Por isso, para a mesa de doces, opte por um bolo cenográfico, que ficará igualmente lindo e repleto de enfeites, só que muito mais em conta. Depois, sirva o bolo de bufê, que vem geladinho e não fica exposto.

19.Compre bebidas de forma consignada

Você paga o que consome e devolve o que sobrou. Belezura, né?!

20.Não tenha vergonha de pedir ajuda a amigos mais próximos

Tem um super amigo que manda bem em designer ou uma amiga habilidosa para trabalhos manuais? Peça ajuda para desenvolver a identidade visual do seu casório e itens da decoração, boba! Além de ter algo personalizado e com um significado a mais, já que foi seu amigo que fez com muito carinho, pode render uma boa economia. ; )

21.Tente pagar os fornecedores à vista

Pagando as contas à vista vocês terão mais chances de pechinchar e conseguir bons descontos.

Screenshot_2016-03-06-15-41-19-122.Tenha a Internet como aliada

Use a tecnologia a seu favor e busque inspirações na Internet, revistas especializadas, blogs, perfis no instagram e pinterest (como os nossos! Hahaha). Além disso, aproveite as redes sociais para procurar por fornecedores e as avaliações dos seus trabalhos.

Veja também...

2 comments on “22 formas de economizar no casamento”

  1. admin disse:

    Com certeza, Maressa! Ótima observação! Definir o orçamento do casório em detalhes é de suma importância, meninas.

  2. Show! É importante também definir o budget e definir as prioridades (onde se está disposto a gastar menos e mais) 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *