Destination Wedding: Conheça o estilo de casamento que tem atraído os brasileiros

destinationwedding-7

Hoje vamos falar sobre ele, o Destination Wedding. Assim como eu, você também já deve ter escutado muitos noivos aflitos por acharem impossível realizar o estilo de casamento que realmente sonham, não é mesmo? E isso por N motivos. Alguns, por exemplo, querem dizer o sim em lugares diferentes de onde vivem e vêem nisso um grande problema. Casar no litoral brasileiro, na serra ou até em outro país quando não se vive no lugar escolhido, realmente, não parece uma missão muito fácil. Mas quem disse que é impossível? Nada disso! Pelo contrário, para muitas noivinhas, a ideia tem mais vantagens do que se imagina. E também se engana quem pensa que esse estilo de casamento é uma novidade.

12341056_937316026357832_6122038540590781182_n

Simone Tostes

E olha como o Casório à Vista está importante! (rs). Para falar sobre esse estilo que tem ganhado o coração dos casais brasileiros, nós conversamos com a wedding planner e uma das maiores especialistas em organização de destination wedding do Brasil, Simone Tostes, do Aonde Casar. Foi um bate-papo super interessante e esclarecedor. A Simone já planejou dezenas de casórios em diversas partes do mundo e compartilhou com a gente algumas dicas incríveis. Então, você que está com esse quebra-cabeça pra resolver, ou até você que nunca tinha escutado falar nesse tipo de casamento, e começou a pensar no assunto, bora conferir esse papo?

 

 

Simone, quais os destinos mais procurados para os noivinhos que procuram realizar um destination wedding?

Praias do Caribe (como Barbados), Trancoso no Sul da Bahia, Europa (castelos na França, Toscana na Itália e Lisboa e algumas pequenas cidades medievais de Portugal).

12321651_983994818356619_5104761519060045139_n

O que o casal deve levar em consideração na hora da escolha de um casamento neste estilo?

O destination wedding não é uma pratica muito nova, europeus e americanos já realizam há muitos e muitos anos, mas no Brasil é uma novidade. Os brasileiros descobriram recentemente as delícias de viajar e festejar mundo afora. Fazer o casamento fora do Brasil prolonga em alguns dias a festa e a companhia dos amigos e familiares. Muitas noivas, que ficam em média 1 ano planejando o seu grande dia, reclamam comigo que a festa passa muito rápido, em um casamento fora, esse tempo é maior, podendo ser feito até 3 dias de festas diferentes (welcome party, cerimônia com almoço e jantar e uma grande festa) e alguns passeios para conhecerem o local também podem ser programados para o grupo. Mas lembre-se, nem todos os convidados poderão estar presentes no dia do casamento.

426102_707443966011707_2315472847783100449_n

 

Como avaliar a questão dos convidados, no caso de um destination wedding?

Ter pelo menos 2 opções de hotéis para caber no bolso de cada um é importante, a antecedência é de pelo menos 6 meses a 1 ano antes da viagem para que todos possam se programar. Organizar a agenda da viagem é imprescindível, todos deverão receber o roteiro com horários das festas, passeios agendados e separar pelo menos algumas manhãs ou tardes livres para que todos possam aproveitar o seu tempo da maneira que acharem melhor também é bom.

cerimonia-casamento-por-do-sol-hotel-ponta-dos-ganchos

Financeiramente, compensa casar fora da cidade de origem, ou até do país?

Depende, destinos como Barbados no Caribe por exemplo (com voos diretos saindo de São Paulo e Rio de Janeiro), com cerimonias simbólicas e poucos convidados podem custar mais barato que uma festa enorme na cidade dos noivos. Realizar um mini wedding em Portugal, por exemplo, também é mais vantajoso. Os casamentos no local de residência dos noivos costumam ser muito grandes e por esse motivo mais caros, e se o valor que os noivos tem para gastar com o casamento não é tão alto, além de diminuir o tamanho, eles também podem optar por uma decoração menos pomposa em um espaço que ofereça a natureza como cenário, por exemplo. 

Renata-Xavier

Qual a documentação necessária para se casar fora do país? 

Isso vai depender do local escolhido por eles, cada país tem uma legislação diferente do outro. 

 

O tempo de planejamento para um destination wedding precisa ser maior do que um home wedding?

Sim, no home wedding os noivos não precisam se preocupar com a busca por datas nos locais do casamento, passagens aéreas, reservas de hotéis, etc. Já no DW, comece a planejar com 1 ano de antecedência, contrate uma assessoria especializada em destination wedding e que tenha experiências com esse tipo de casamentos. Realizar um casamento no local de residência dos noivos não é fácil, imagina com a distância, o idioma e a cultura diferentes da que os noivos estão acostumados.

Photo by Louisville Wedding Photographer David Blair: Wedding Photography for Kentucky and Destination Weddings Worldwide.

Em tempos de crise, é possível realizar o sonho de ter um destination wedding?

Sim, a crise não abalou nem os casamentos no Brasil nem nos demais destinos que oferecemos, o que aconteceu em alguns casos foi a diminuição do número de convidados e pequenas substituições nas decorações mais pomposas por detalhes menos imponentes. Mas atenção, tenha sempre em mente um orçamento na moeda do local escolhido, dólar, euros, libras, etc… Nunca pense em Reais para casamentos fora do Brasil, impossível neste momento pelo qual o país está passando. 

destination-wedding-no-chile1-660x400

Em que tipo de circunstância deve-se optar por um destination wedding?

A personalidade dos noivos é um diferencial na hora dessa escolha. Ouvindo um pouco o que eles gostam de fazer, se gostam de viajar, se desejam se casar em uma igreja ou não, tipo de gastronomia favorita, se gostam de festas ou são mais caseiros, se preferem praia, campo, montanha, etc. Assim consigo traçar o perfil exato dos noivos, de como deverá ser o casamento e indicar o mais perfeito para eles.

Veja também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *