Orquídeas, rosas, crisântemos… Saiba qual flor escolher para o grande dia – com Luciani Affonso

Foto Juliana Kneipp

Foto Juliana Kneipp

Casamento que é casamento não pode deixar de ter flor. Em meio a tantos detalhes para serem resolvidos, definir quais ornamentarão a festa no grande dia nem sempre está no top list de decisões dos noivos. Mas engana-se quem pensa que o item é menos importante. As flores são a moldura da decoração e são responsáveis por evidenciar o estilo proposto pelo casal desde a cerimônia até a festa.

Foto Juliana Kneipp

Foto Juliana Kneipp

Muitos aspectos devem ser observados antes de escolher as flores ideais para compor a decoração. Mas não há nada melhor do que esclarecer dúvidas com quem entende do assunto, né?! Por isso, para falar sobre esse item tão importante para o grande dia, nós conversamos com a florista Luciani Affonso, que trabalha há mais de 20 anos no mercado e já participou de uma infinidade de casórios em todo o Rio de Janeiro.

Foto Osvaldo Enoc

Foto Osvaldo Enoc

Sobre a escolha ela já diz: ”A noiva deve levar em conta sempre o seu gosto e depois o seu bolso”. Lisianthus, astromélias e orquídeas são as flores mais utilizadas para decorar os casamentos, segundo Luciani. A última, por sinal, é a mais procurada por decoradores, mas o valor acaba sendo um obstáculo. ”Os valores variam muito de acordo com o tipo de flor, quantidade de flores no arranjo, tamanho dos arranjos… E às vezes até a cor influência no orçamento”, comentou.

13680751_1745005385782239_2284000385693194815_n

E quando o assunto é buquê? Esse elemento fundamental no casório e sobre o qual já falamos aqui no blog (da uma espiadinha lá depois)… De acordo com Luciani, não há regra para a escolha das flores do buquê, mas é preciso seguir o próprio gosto e ter atenção com o preço, que pode variar entre RS 150,00 e RS 500,00. Ela indica que rosas e orquídeas são as mais procuradas, mas que buquês com sementes, ricos em folhagens e com suculentas são tendência. Também não é necessário, segundo Luciani, ter a mesma flor no buque e na decoração. ”Algumas noivas optam por fazer com flores e cores totalmente diferentes da decoração e outras já optam por flores e cores próximas às que serão usadas na ornamentação da cerimônia e/ou da recepção, com um toque de algumas flores mais especiais ou diferentes na cor ou estilo”.

Foto Gisela Salles

Foto Gisela Salles

A questão mesmo é tentar seguir a proposta do grande dia. Se ele irá acontecer ao ar livre em um jardim ou na praia, por exemplo, você pode apostar em flores do campo e mais resistentes ao calor como margaridas, lírios, cravos, dente de leão, girassol, hortênsias e investir em arranjos plantados em vasos rústicos de barro ou vime.

Para finalizar, Luciani indica uma estratégia que pode definir o sucesso da sua ornamentação e o valor que irá desembolsar A dica é a de sempre, procure as flores da época!”.

Foto Marina Lomar

Foto Marina Lomar

E por falar em flores de acordo com a época do ano…

Separamos algumas opções divididas por estação para que você encontre os tipos ideais para o seu casório. Divirta-se e inspire-se! ♥

primavera

Amor perfeito, begônia, boca de leão, gardênia, margaridinha, primavera, copo de leite, girassol, tulipa, açucena, campainha, miosótis, sempre viva, lírio branco, hortênsia, lobélia, crisântemo e gérbera.

verão

Amor perfeito, azaleia, boca de leão, gardênia, lírio, margaridinha, miosótis, papoula, sempre-viva, verbena, crisântemo, gérbera, girassol, margarida, cravina, lobélia, magnólia, cravos, astromélias, orquídeas brancas e callas verdes.

outono

Margarida, papoula, camélia, amor perfeito, azaleia, crisântemo, margarida, hortênsia, cravina, cravo, begônia, jasmin do cabo e tulipa.

inverno

Azaleia, camélia, margarida, amor perfeito, crisântemo, petúnia, tulipa, primavera, begônia, verbena, copo de leite, prímula, girassol, orquídeas, hortênsia e sempre-viva.

ano inteiro

Petúnia, dália, orquídea, rosa, açafates, flores tropicais e do campo, lisianthus, peônias, gipsófilas e áster.

Ah, gente! Vale lembrar que todas as fotos publicadas neste post são de arranjos e buquês feitos pela Luciani. Lindos, né?

 

Veja também...

3 comments on “Orquídeas, rosas, crisântemos… Saiba qual flor escolher para o grande dia – com Luciani Affonso”

  1. Ana Gabriela Knuivers Furtado disse:

    Tudo maravilhoso…

  2. admin disse:

    Nós que agradecemos por compartilhar dicas tão preciosas com a gente, Lu! Esperamos te ver mais vezes por aqui! =D

  3. Luciani Affonso disse:

    Adorei!!
    Muito obrigada pela atenção, ajuda e confiança em minhas dicas, palavras e em meu trabalho!!❤❤

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *