Fique por dentro: qual o melhor mês para casar?

b92a39399f21a8660f689e4cfc98e467

O tão esperado pedido de casamento aconteceu e agora é preciso dar o primeiro passo: definir quando será o grande dia! Pois é, esse é um dilema que pode tirar o sono de muitas noivinhas. Existem aqueles casais que optam por marcar a data de acordo com algo que marcou o relacionamento, como o dia em que houve o primeiro beijo ou quando o namoro começou. Mas a decisão não é tão simples assim. Afinal, são vários os fatores envolvidos: o tempo para organizar todos os detalhes, o estilo do casamento, o orçamento disponível e, claro, o clima.

Vamos supor que você sonha em se casar no campo, ao ar livre. Só que o mês escolhido é aquele em que a chuva não cessa e o calor desgasta qualquer um que se atrever a ficar exposto ao sol, ou ainda, a data escolhida é tradicional quando o assunto é casamento e, por isso, os preços de tudo vão as alturas. Complicado, né?

Quando a gente coloca esses detalhes na balança, fica difícil escolher o melhor mês para casar. Mas, se conhecermos os pontos positivos e negativos de cada um deles, a decisão pode ficar mais fácil, não é mesmo?

Tom Jobim já dizia que as águas de março fecham o verão. Por isso, é importante levar em consideração que os meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março , são os mais propícios às chuvas. Então, se o seu casório será ao ar livre e no verão, não deixe de lado o plano B.

Essa dica já pode ajudar bastante na definição. Porém, ainda assim, existem peculiaridades mais específicas para cada mês do ano. Bora conferir?

Janeiro

Por ser bem quente, chuvoso e ser um período em que muitas pessoas estão viajando para aproveitar as férias, janeiro é um mês menos procurado. Talvez esse seja um ponto positivo, já que será mais fácil achar vaga nas agendas dos fornecedores. Mas, lembre-se, os casamentos diurnos e ao ar livre não são muito recomendados. Invista em toldos, guarda-chuvas, ou até pensem em fazer um casório à noite, em um lugar coberto, com um potente ar condicionado. Ahh, e já que janeiro é alta temporada, sua lua de mel pode sair mais cara!

acb0efceacdb3564ce9e70438f6d76c2 19be4760710891afe25d5efaff520ed0

Fevereiro

O mês da folia também é época de flores tropicais, invista! A menos que seu casamento seja temático, não marque a data nos dias de folia. Uma dica legal é que, caso queira casar num desses meses mais quentes, tenha águas aromatizadas e chás gelados na recepção da cerimônia para refrescar os convidados. Leques também são super legais e uma mão na roda para amenizar o calor. Vale até frozen, sorvete, “Sacolé” ou “geladinho” (opções simples, baratas e que vão fazer sucesso).

cc7accd8a4ec029f1877487ea2e24d2c

Março

Para as apaixonadas por orquídeas, este é o mês, já que é quando elas estão com preços mais baixos. Quanto ao calor, esse será menor, mas as águas de março pedem um casamento em local coberto.

2b660484fcc225989e0a87d918ab11e6

Abril

Normalmente, o valor das flores começa a subir em abril. Mas, por ser um mês sem chuvas e com temperaturas mais amenas, pode ser um dos melhores para aqueles que sonham em casar ao ar livre.

9f3ded87cff80c63799f4c19d85e1a2a

Maio

Com o passar dos anos, maio tem perdido o posto de ser o mês das noivas. Mas como a tradição é histórica, o período ainda é bastante concorrido, por isso, os preços podem ser mais altos. Além disso, por ser o mês do dia das mães, as flores ficam absurdamente mais caras.

Junho

É o mês das tulipas e da chegada das temperaturas mais baixas. Para os noivos que preferem um clima mais fresquinho, essa pode ser uma boa opção.

19dbc89dcd029a8127c8ce69ba2935cb

Julho 

As hortênsias e os copos de leite são as flores deste mês. Com o frio mais intenso, vale incluir no cardápio comidas e bebidas quentes.

Agosto

Conhecido como “Mês do desgosto” pelos supersticiosos, agosto é pouco procurado pelas noivas. Mas se você não liga para esses tipos de crença, esse mês pode render economias e a disponibilidade de fornecedores mais concorridos.

Setembro

Cada vez mais escolhido pelos pombinhos, setembro tem sido eleito o novo “maio”. Por consequência, o preço dos fornecedores vai as alturas e as datas se esgotam rapidamente. Então, se vocês optarem por este mês, a dica é: sejam rápidos para marcar o dia e para fechar com os fornecedores!

1380142_10202706399047822_703339014_n

Outubro

Quem não conseguiu uma data para setembro, costuma pular para este mês. O que pode ser uma boa escolha, viu?! Com a chegada da primavera as flores ficam ainda mais lindas. Sem contar que, o clima mais quente e o risco menor de chuvas pode inspirar casamentos ao ar livre e na praia. Se esse é o seu sonho, invista em outubro! E não deixe de ficar de olho nos fornecedores concorridos também.

Novembro

O verão, com temperaturas mais altas e chuvas, já começa bater a porta. Sendo assim, prefira locais cobertos para a cerimônia e festa. As lavandas são as flores do mês.

eb26f37e7191027bc17754b20580d59b-2

Dezembro

Com o 13º salário no bolso e com as férias de fim de ano, muitos casais ficam atraídos para marcar o casório neste mês. Mas, os preços tendem a subir devido as festas tradicionais da época e a viagem de lua de mel pode sair bem mais cara por ser alta temporada. Se vocês optaram por dezembro, inclua o Save the Date no projeto e envie com antecedência. Ele será muito importante para que os convidados possam se programar para estarem presentes no dia, afinal este é um período em que as pessoas tem muitos compromissos.

37a2da1e73f0403aaedb75a637567b40

E aí, conseguiu ter uma perspectiva de qual será o melhor mês para o seu grande dia? Espero que esse post tenha ajudado! 😉

fae69f713eba48affbfb5c512301b486

 

Veja também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *