Mantilha, Véu e Grinalda | Afinal, qual a diferença?

“Quero casar na igreja, com direito a vestido branco, véu e grinalda”

Quem nunca ouviu essa frase (nem que seja em novela) que atire a primeira pedra! Existem detalhes na produção da noiva que são muito tradicionais, né? O véu e a grinalda são dois deles. Mas se eu te pedir para você me explicar o que é um véu e uma grinalda, você saberia?

Foto: Virginia Photography

Se a sua resposta for “Não”, relaxa! Muitas mulheres não sabem a diferença entre véu e grinalda até virar noiva e ter que decidir se vai usá-los ou não rsrsrs. Se a gente falar que você pode escolher usar uma mantilha também, aí que a confusão acontece! Porque, afinal, o que é e qual a diferença entre esses acessórios de noiva?

Vamos lá…

.

♥ Grinalda

A grinalda nada mais é do que TODO acessório que vá na cabeça da noiva para dar um toque ao penteado. Seja uma coroa de pedras, de flores naturais, uma tiara, um pente, um grampo com aplicações…

.♥

♥ Véu

Símbolo de pureza e fidelidade durante muito anos, o véu é o acessório confeccionado em tule. Fluido e leve, ele pode variar em comprimento: curto, médio e longo. O longo, inclusive, pode ultrapassar os 4 metros de comprimento.

.

♥ Mantilha

A mantilha é o tule com aplicações de renda. Para alguns estilistas, a mantilha só é considerada mantilha mesmo quando é toda trabalhada em renda. Tradicionalmente, essa também é uma peça passada de geração para geração, como uma herança dos casamentos da família. Mas, para facilitar a vida de todo mundo, atualmente podemos chamar de mantilha todo tule com trabalhos em renda, seja no barrado, no meio ou no tule inteiro. Resumindo: véu é liso e mantilha tem renda. hahaha (que os estilistas tradicionais não briguem comigo por isso, amém!)

.

E agora, qual escolher?

Agora que você já conhece e sabe a diferença entre os principais acessórios de cabeça para noiva, chegou a hora de escolher qual usar.

Não sei você, mas a palavra “escolha” chega me dá calafrios (rsrs), sou a rainha da indecisão e amo quando tenho uma ajudinha para esse momento. Por isso, chamei alguém que super entende desse assunto para nos ajudar nessa missão! A estilista Luisa Pimenta, do Espaço Luisa Pimenta, separou algumas dicas valiosas:

> Mantilha x Véu <

MANTILHA: A mantilha se torna um pouco mais pesada por causa das aplicações de renda, por isso, é preciso ter cuidado na hora de optar por ela. Também não dá para esquecer de pensar no vestido nem por um segundo. Por exemplo, se o vestido for mais clean, todo em tecido, não tem problema nenhum apostar numa mantilha mais trabalhada, cheia de rendas. Acho que dá um UP no look, combina super bem e compõe com o vestido perfeitamente.

Mas, se o vestido tiver renda e você quiser usar mantilha, o primeiro passo a se fazer é identificar qual é o tipo de renda do seu vestido. Isso porque, a renda da mantilha precisa ser da mesma linha ou pelo menos “conversar” bem com a do vestido.

VÉU: Se o seu vestido for muito rendado, muito trabalhado com bordados, o ideal é apostar em um tule liso (véu), para que a mantilha não roube a atenção e não brigue com o vestido

> Grinalda <

Para escolher a grinalda é necessário primeiro você entender o estilo do seu casamento e do seu vestido, é claro.

Os casamentos mais luxuosos , em igrejas, ou em salões fechados, casamentos à noite , super pedem um brilhinho na cabeça! Não precisa ser necessariamente uma coroa, já que é super clássico e tem que ter muito cuidado pra não errar na mão. Mas existem grinaldas em forma de arco, porta coques, grampos, com pontinhos de luz, pérolas, brilhos… que compõe perfeitamente com o horário e ambiente. Claro que é importante compor com o vestido, mas não precisa necessariamente ser com a mesma pedra ou o mesmo brilho.

Os casamentos diurnos, ao ar livre, não impedem de usar brilho na cabeça, mas um acessório mais delicado como fios de pérolas, flores naturais, ou grinaldas em fios com trabalhos manuais podem ficar incríveis também!


Uma tendência que, quando usada com delicadeza e cuidado, deixa a produção super estilosa é a grinalda com cores, seja uma pedra colorida (azul fica linda) ou verde… Dá um toque de cor ao look!


Muito maravilhosa essa Luisa, né? Ainda não conhece o trabalho dela? Clique aqui e confira! Ela é a responsável por transformar os meus desejos de vestido de noiva em realidade e eu tô que é pura ansiedade e alegria com isso! ♥

Ah, vale lembrar que você pode optar por véu ou mantilha, mas isso não te impede de usar a grinalda. Na verdade, ela compõe o uso desses dois acessórios. Não gosta de nenhum dos estilos de tule? Não tem problema! Você pode apostar apenas na grinalda para dar um toque ao penteado!

.

.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *