Votos de casamento | Como transformar o amor em palavras

Existem várias formas de expressar o amor. Atenção e carinho são as principais. Palavras também tem o poder de tocar o outro, mas nem sempre são fáceis de serem ditas, a gente sabe.

Se você é o tipo de pessoa que tem dificuldade de escrever sobre seus sentimentos ou está tomada por uma ansiedade que não te deixa se concentrar para isso… Não se preocupe, você não é a única!

Votos de casamento | Como transformar o amor em palavras

Foto: Vicky Baumann

É super normal se perder nas palavras quando estamos envolvidos por muita emoção. E, exatamente por esse motivo, eu te encorajo a não desistir do momento dos votos de casamento!

Declarar o que sente para a pessoa amada é super emocionante não só para o casal, mas também para todos os amigos e familiares que estão vivenciando esse momento juntos. Eu me arrisco a dizer que essa é a parte mais incrível de todo o casório, é o ápice da celebração!

Quer uma mãozinha para escrever seus votos de casamento?

Separei algumas dicas que vão te ajudar!

♥ Como tudo começou

Recorde a história de vocês. Essa é uma ótima forma de se inspirar. Onde se conheceram? Como foi? Quando perceberam que era amor? Essas são algumas perguntas a se responder que podem te fazer criar uma linha do tempo bem interessante. Sem contar que muitos convidados certamente não saberão de como tudo começou e ouvir de vocês vai ser muito legal!

Votos de casamento | Como transformar o amor em palavras

Foto: Cicero Cavalli

 

♥ Eu te amo porque…

Liste as razões pelas quais se apaixonou pelo seu (sua) noivo(a) e segue o (a) amando. Você também deve listar motivos pelos quais você admira a pessoa, seus sentimentos em relação a ela.

Votos de casamento | Como transformar o amor em palavras

Foto: Summer Leigha Photography

 

♥ Momentos inesquecíveis

Todo casal tem histórias para contar. Relembrar momentos marcantes do relacionamento também é muito legal. Seja algum fato engraçado ou algum percalço pelo caminho que reforçou o amor que sentem.

Votos de casamento | Como transformar o amor em palavras

Foto: Viviane Botelho

 

♥ Um toque artístico

Incluir um trecho de alguma música ou poesia marcante pode dar um toque ainda mais emocionante aos votos. Mas lembre-se: Nada de declamar uma poesia ou música inteiras e pronto. Para ter significado e razão de ser, os votos precisam ser personalizados, traduzir o sentimento e não ser um Ctrl C + Ctrl V. rs

Votos de casamento | Como transformar o amor em palavras

Foto: Thiago Machado

 

♥ O grande dia

Vocês sonham e trabalham tanto para que o casamento seja perfeito que, relatar a felicidade da chegada desse dia é muito legal. O que você está sentido? O quão emocionante está por saber que o casório finalmente chegou? Escreva sobre isso.

Votos de casamento | Como transformar o amor em palavras

Foto: AJ Fotografia

 

♥ Casamento é comprometimento

Que tal reforçar o seu amor declarando para a pessoa amada o que você fará para manter a união saudável e feliz? Fazer promessas para a vida a dois é uma ótima forma de finalizar seus votos de casamento.

Votos de casamento | Como transformar o amor em palavras

Foto: Nicole Leever Photography

 
◊ Para tudo dar certo ◊

◊ Não deixe para escrever seus votos no dia do casamento. O tempo passa muito rápido nesse dia e não há nada melhor do que tranquilidade para resultar num texto bacana. Por isso: antecedência!

◊ Certamente, muitas ideias podem vir à sua cabeça em momentos aleatórios. Para não perder o insight, tenha sempre um bloco de notas com você, seja um físico ou no celular. Anote!

◊ Faça rascunhos. Coloque no papel todas as ideias que teve baseada nas dicas que dei acima, não se preocupe com ordem ou relevância.

◊  Jogou as ideias pro papel? Agora selecione o que realmente quer incluir no texto e os detalhes que podem ficar de fora.

◊ Agora é hora de organizar os pensamentos. Começar por algo de impacto é interessante para prender a atenção dos convidados e, claro, deixar essa declaração super emocionante.

◊ Não escreva um pergaminho! Organize e selecione as ideias para que o seu texto tenha no máximo dois minutos. Para descobrir isso? Leia os votos já prontos com um cronômetro do lado.

◊ A emoção faz a voz embargar e a gente dar aquelas travadas básicas, isso é super normal. Mas para sair dessa situação com mais facilidade e conseguir ler seu texto até o fim, o melhor a se fazer é ensaiar. Leia e releia (em voz alta – sem o mozão por perto, claro) até se sentir mais segura(o).

◊ Fala sério, os votos merecem ser eternizados, né? Por isso, prepare um lugar especial para guardá-los. Um caderninho personalizado pode ser uma ótima ideia! Pra guardar pra sempre!

Votos de casamento | Como transformar o amor em palavras

Foto: Lauren Scotti

Quer inspiração para colocar a mão na massa e ir preparar os seus votos? Então não saia desse post sem antes ver os dois vídeos abaixo:

P.s.: Se eu fosse você, já pegava um lencinho antes de dar o play! ♥

Esse primeiro vídeo é do casório da Vanessa e do Rafael. Choro toda vez que vejo. Eles são lindos e, sinceramente, vale a pena ver do início ao fim. Nesse casório – que tivemos o prazer de contar aqui no blog (vem conferir todos os detalhes clicando aqui) – rolaram os votos dos noivos e declarações lindas da mãe e do irmão da noiva. Meu ♥ quase explodiu de tanto amor!

Esses dois últimos vídeos ficaram famosos na internet por terem declarações lindas de amor. Bora ver? 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *